O que a lombalgia pode causar? Saiba tudo sobre

Você já sentiu dor na parte inferior da coluna? Cerca de 80% de todos os adultos terão dor lombar em algum momento de suas vidas. É por isso que uma dúvida comum é o que a lombalgia pode causar.

De fato, a dor nessa região é uma queixa comum que também é responsável por muitas incapacidades de trabalho, bem como dias de trabalho perdidos. 

Embora a maioria dos casos de dor lombar melhore por conta própria, é importante consultar seu médico se a condição durar mais de quatro semanas.

A dor na parte inferior das costas pode ser o resultado de uma lesão em um músculo ou ligamento. Tanto homens quanto mulheres podem ser igualmente afetados e a dor pode variar de desconforto leve, mas constante, a dor muito intensa que pode deixar a pessoa incapacitada. 

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o que a lombalgia pode causar, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que a lombalgia pode causar?

Ter dor lombar pode dificultar o seu dia a dia. Conhecer as causas da dor lombar é essencial para evitá-la e, portanto, não ter que lidar com o desconforto causado por essa condição.

Estas são as principais causas de dor lombar:

Esforço excessivo

Uma das causas mais comuns da dor lombar é o esforço excessivo, que geralmente ocorre ao pegar objetos muito pesados incorretamente ou ao fazer um movimento inadequado quando você se exercita.

Cuidar das nossas costas o tempo todo, mas especialmente ao carregar peso e fazer certas atividades físicas, é essencial para evitar desconforto.

Má postura

Ter má postura, especialmente ao transportar objetos pesados, pode causar fortes dores nas costas. É por isso que os especialistas sempre insistem na importância de uma boa postura ao carregar peso.

Além disso, sentar-se de forma inadequada e sem o suporte correto da área lombar, ou passar muito tempo em pé em uma postura que não é adequada, também pode acabar causando dor lombar.

Ciática

A ciática é uma dor que começa na parte inferior das costas e termina na parte inferior da perna. Como regra geral, afeta apenas um lado do corpo e ocorre quando o nervo ciático é comprimido por várias razões.

Essa condição pode causar desconforto na parte inferior das costas, mesmo que não seja adequadamente uma região lombar.

Escoliose

Sofrer de escoliose pode agravar severamente a dor lombar, alterando a posição normal da coluna vertebral. As vértebras tendem a suportar mal o peso do corpo, então a dor será mais intensa.

Em suma, existem também alguns fatores de risco mais frequentes que podem favorecer o aparecimento de dor lombar:

  • Movimentos repetitivos.
  • Fique na mesma posição por um longo tempo (sentado ou em pé).
  • Sofrer de dor contínua nas costas.

Como aliviar a dor lombar?

Em caso de dor lombar frequente, é importante fazer uma consulta médica para determinar a origem desses desconfortos comuns que podem desencadear dor crônica nas costas. Além disso, é importante saber se há uma condição subjacente.

Um dos métodos mais recomendados para tratar a dor lombar é a acupuntura na coluna. De fato, o profissional irá inserir agulhas na região dolorida, acalmando todo o sistema linfático.

Além disso, existem outras dicas que podem ajudar:

Aqueça a região

Se a lesão for frequente, é aconselhável aplicar calor na área dolorida. O calor melhora a circulação e alivia a inflamação, por isso aliviará a dor.

Você pode optar por compressas quentes, panos ou sacos de gel. Você também pode desfrutar de um banho quente, o que lhe proporcionará grande alívio, além de ajudá-lo a relaxar.

Frio em lesões devido ao esforço excessivo

Durante os dois primeiros dias, recomenda-se o uso de frio para aliviar a dor lombar quando ocorrer abruptamente, como resultado de lesão ou esforço excessivo.

É essencial que você não aplique o frio diretamente na área, mas envolva a compressa ou o saco de gel com um pano para evitar que ele danifique sua pele. Além disso, é importante não aplicar o frio por mais de 20 minutos seguidos em períodos de duas horas.

Descanso moderado e limitado

No caso de a dor lombar dificultar a caminhada, recomenda-se o descanso sem exceder dois dias, já que o descanso prolongado não melhora a dor lombar e, pelo contrário, pode aumentar a fraqueza e a instabilidade da coluna vertebral. 

Em caso de ciática, recomenda-se que o descanso não exceda 4 dias.

Em ambos os casos, recomenda-se atividade física moderada por meio de atividades que não causam dor.

Gostou de saber mais sobre o que a lombalgia pode causar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!