Dra. Daniella Alcalde tira dúvidas sobre como a odontologia estética traz benefícios ao dia a dia das pessoas

Ter dentes bonitos, brancos e bem alinhados é o sonho de muita gente que busca ter o sorriso perfeito. Por isso, a procura por profissionais e tratamentos de odontologia estética cresce cada vez mais, tendo essa área cada vez mais inovações tecnológicas e diversos novos tratamentos para restabelecer a saúde bucal do paciente e construir um belo sorriso.

A Dra. Daniella Alcalde (CRO-SP 119.947), dentista especialista em Odontologia Estética e Harmonização, revela que para aqueles que buscam este objetivo, cada dia se torna mais fácil. “Com os mais recentes avanços na odontologia, os procedimentos tem se tornado menos invasivos e, permitem que em poucas sessões, e até mesmo em uma única sessão em alguns casos, o paciente saia do consultório com um sorriso totalmente novo”.

Confira os 4 tratamentos mais procurados de odontologia estética em 2022 com os comentários da Dra. Daniella Alcalde:

Facetas em resina e lentes de contato dentais

As facetas e lentes de contato dentais são uma das inovações da odontologia estética mais procuradas dentro do consultório. E não é para menos, pois o tratamento é minimamente invasivo e capaz de mudar drasticamente o sorriso do paciente em apenas algumas sessões. “Quando falamos das facetas em resina, o procedimento é feito totalmente dentro do consultório, a consulta dura em média 4 horas e meia, por arcada. Na grande maioria das vezes, não há nenhum tipo de desgaste dental, sendo uma opção conservadora e reversível. Já as lentes de contato dentais em porcelana necessitam de no mínimo 3 consultas, na primeira é feito um estudo do caso e moldagem para enceramento no laboratório (escultura do novo sorriso), na segunda consulta é feito o mock-up (“teste-drive” do sorriso) onde o paciente aprova ou modifica os detalhes, desgaste conservador da estrutura para assentamento das peças, e moldagem para enviar ao laboratório confeccionar as lentes, na terceira consulta é feita a colagem das lentes de contato. Em ambas as técnicas é possível mudar o formato do sorriso, alongar o tamanho dos dentes, fechar espaços e clarear a cor, trazendo estética e harmonia do jeito que o paciente sempre sonhou”

Clareamento dental

Quando o problema do paciente está relacionado apenas à cor de seus dentes, o clareamento dental é a melhor opção de tratamento, sendo atualmente um procedimento simples e com resultados rápidos, que em poucas sessões promove um sorriso mais branco e ao mesmo tempo natural.

“Para realizar o tratamento, utilizamos produtos que removem a cor escurecida dos dentes, deixando os dentes em um tom de 6 a 7 vezes mais claros. Os efeitos do tratamento dependem dos hábitos e dos cuidados do paciente, mas em geral, duram um período de dois anos, em média.”

Ortodontia invisível

O uso do aparelho ortodôntico para a correção da posição dos dentes e da mordida é um dos tratamentos mais tradicionais da odontologia estética. O aparelho corrige dentes tortos e problemas de oclusão, que além de prejudicarem a beleza do sorriso, ainda causam dores. “O melhor de tudo é que a ortodontia evoluiu muito nos últimos anos e o paciente que deseja passar por um tratamento ortodôntico tem várias opções de aparelho dentário. Há modelos estéticos e transparentes, praticamente invisíveis, que inclusive reduzem consideravelmente o tempo necessário de uso do mesmo de alguns anos para meses, em geral.”

Implantes dentários

Os implantes dentários são a melhor opção para quem deseja repor um ou mais dentes na boca. “Um implante é na verdade um pino de titânio, que é fixado no osso da mandíbula ou da maxila por meio de procedimento cirúrgico. A função do implante é substituir a raiz do dente perdido, servindo de suporte para um dente artificial. O tratamento é seguro, desde que seja feito por um profissional qualificado, e o índice de sucesso do procedimento é bastante alto. A grande vantagem do implante dentário é que ele restabelece tanto a estética do sorriso quanto as funções mastigatórias dos dentes.”