4 dicas para deixar os pêlos do seu pet mais brilhantes e saudáveis

A veterinária Karina Venturelli, em entrevista ao G1, orienta aos pais de pet em relação à queda de pelos, um dos principais vilões do seu melhor amigo. 

Para a profissional, existem dicas práticas que podem ser implementadas na rotina de qualquer tutor.  “Escovar os pets e dar banhos regularmente em cães ajudam na manutenção da troca da pelagem”, destaca. 

Além de cuidar da queda de cabelos, é fundamental ter atenção com outros detalhes para que os pelos dos pets continuem mais brilhantes e saudáveis. Veja a seguir. 

1- Leve o pet ao veterinário regularmente 

Modificações no equilíbrio do organismo podem influenciar bastante na aparência da pelagem do animal. 

Por isso, para manter a pelagem do pet em dia, é essencial cuidar da saúde do melhor amigo como um todo. Você deve levá-lo ao veterinário frequentemente. 

O mais indicado é fazer um check-up a cada seis meses. Para os cães adultos, uma visita anual é o suficiente para descobrir modificações que podem afetar a saúde do pet. 

2- Ofereça uma rotina rica em estímulos adequados 

Noites mal-dormidas são momentos que trazem bastante estresse para o seu melhor amigo. Esse cenário pode influenciar não só na aparência da pele, mas também na qualidade de unhas e cabelos. 

Por isso, a boa aparência do pelo do animal depende do estilo de vida que ele costuma levar durante a rotina. 

Questões relacionadas à ansiedade por separação, por exemplo, faz com que o animal tenha o hábito de lamber as patas mais vezes, causando lesões e quedas de pelos. 

Para evitar estresses durante a rotina, recomenda-se criar horários para as atividades do seu melhor amigo. Vale passear com o pet todos os dias e ajudá-lo com tarefas que potencializam os comportamentos caninos naturais. Dentre os mais comuns, encontram-se: farejar, perseguir e roer brinquedos. 

Outra dica interessante é não deixar o animal sozinho por muito tempo. Você deve acostumá-lo a ficar em casa desde os primeiros meses de vida. Caso contrário, o processo será mais complicado no futuro.

3- Tenha cuidado com a alimentação do animal

Os cães recebem os nutrientes necessários para o seu organismo por meio de uma alimentação adequada. 

Para deixar o seu melhor amigo com pelos lisos e brilhantes, lembre-se de oferecer macronutrientes, como as proteínas. 

Trata-se de um recurso que ajuda a dar mais energia para o pet e auxilia em várias partes do corpo, como: o crescimento dos pelos dos animais. 

É fundamental deixar claro o quanto uma ração de qualidade pode ajudar nesse processo. É necessário levar em consideração a idade, o porte e as necessidades especiais do animal. Em caso de dúvidas, peça ajuda para o veterinário. Ele é o profissional mais indicado para mostrar uma boa ração. 

4- Redobre a atenção com o banho 

Por fim, e não menos importante, lembre-se de ter cuidados especiais com o cachorro na hora do banho. Use shampoos e condicionadores próprios para o animal. 

Outra dica interessante é enxaguar os cabelos e a pele com eficiência depois de utilizar produtos. 

O excesso de resíduos impactam no surgimento de alergias. Para finalizar, seque os pelos depois do banho, caso contrário, a umidade e o calor da pelagem podem trazer proliferação de microorganismos, que são o ambiente perfeito para dermatite e outros tipos de problemas. 

Nunca é demais lembrar o quanto é importante acompanhar notícias sobre cachorros e gatos em páginas que são especialistas no assunto, como o blog Petvi

Isso porque, o mercado sempre apresenta diversas novidades que podem deixar os pelos dos pets mais saudáveis, além de outros produtos que influenciam na saúde do seu melhor amigo. Então, reserve um período do seu dia para ter cuidado com esses pontos. 

Após descobrir as principais dicas sobre como deixar os pêlos do seu pet mais brilhantes, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações que impactam na saúde do seu melhor amigo.