Falando sem palavras

Por: Laís de Araújo Moreira

Nossa imagem fala. E nos últimos anos aumentou o número de pessoas buscando profissionais qualificados para ajudá-las a aprender a transmitir a mensagem correta sem usar palavras.

É neste universo que Sophia Marins é uma das mais influentes profissionais. Com anos de trabalho como consultora de imagem e muitos clientes atendidos, ela é uma das poucas brasileiras a ser certificada com o AICI – CIC – Association of Image Consultants International – uma qualificação dada pela associação internacional da categoria.

Com mais de 20 mil seguidores no Instagram, Sophia é pioneira na consultoria de imagem on-line e dá dicas para pessoas que buscam orientação em relação à imagem e etiqueta e também para consultores de imagem. Ela é a CEO da Escola on-line de Imagem e Estilo, que dá aulas para os profissionais da área sobre diversos temas, além de reuniões do Clube de Consultores, com lives feitas com alunos.

Sophia falou com a Procura sobre consultoria de imagem:  

– O que é consultoria de imagem e como pode ajudar no dia a dia?

Cada pessoa é uma marca hoje em dia, quer queira ou não. A consultoria de imagem vai trabalhar os três pilares (aparência, comportamento e comunicação) de acordo com os objetivos de imagem de cada cliente para poder transmitir ao mundo quem cada pessoa é em sua melhor versão.

– A mulher por muitas vezes é passada na mídia com uma imagem não muito apreciativa no mundo corporativo, qual o caminho para mudar isso?

Quando alinhamos a imagem de uma mulher aos desejos do que ela quer transmitir, conseguimos um ótimo resultado no corporativo.

– Qual a dica de ouro da etiqueta empresarial?

São muitas as regras de etiqueta empresarial. Mas evitar entrar em grupo de intrigas e fofocas na empresa é uma grande dica.

– Como funciona a consultoria on-line?

Só muda que usamos tudo com ferramentas on-line para análise, diagnóstico e apresentações das Estratégias de Imagem Planejada.

– Como funciona a Escola On-line?

São cursos gravados com vários professores e temas dentro do universo da consultoria de imagem. Por ser gravado tem um ótimo custo benefício. Eu também formei profissionais em consultoria de imagem, mas este curso, apesar de ser totalmente on-line, não é gravado. Não abro mão de fazer a formação em consultoria de imagem individual e ao vivo, isso interfere na qualidade do profissional que entra no mercado.

– Com o passar dos anos, a consultoria de imagem ganhou muito destaque. Você acha que as redes sociais ajudaram nisso?

Sim, as redes sociais ajudaram muito. Hoje em dia, a conscientização da necessidade do consultor de imagem aumentou também, as pessoas estão vendo que não é supérfluo, é necessidade. Vejo o crescimento de profissionais buscando o curso de formação para iniciar a carreira de consultor de imagem.