Dia Nacional da Vacinação

Por: Redação

Comemorado no dia 17 de outubro, o Dia Nacional da Vacinação foi criado para conscientizar as pessoas sobre a importância das vacinas para a prevenção de doenças e garantir a imunidade. O primeiro registro de vacina foi no século XVII, pelo um médico inglês, Edward Jenner, que estudava a varíola.

“A vacinação é uma das medidas mais importantes para prevenir doenças. É mais fácil prevenir a doença do que tratar, elas protegem o nosso corpo contra bactérias e vírus que podem causar diversas doenças graves e afetam a saúde seriamente” garante o imunologista Dr José Roberto Zimmerman, da Clinica Alergo Ar.

Além disso, a vacina também ajuda a sociedade como um todo, quanto mais pessoas se protegerem menor é a chance de contaminação. Porém, as vacinas são importantes para qualquer idade, não só na infância, Dr José Roberto explica que os idosos também precisam dessa prevenção com vacinas contra a gripe, tétano, pneumonia, até mulheres em idade fértil devem tomar contra tétano e rubéola, já que pode ocorrer de terem rubéola no período de gravidez e ter tétano após o parto, podendo causar doenças aos bebês.

Hoje em dia a vacina é feita com processos mais rigorosos, utilizando antígenos que causam doenças atenuantes ou até mesmo mortos. A vacina é uma forma de imunização ativa, após inserido no corpo humano, a pessoa começa a desenvolver anticorpos contra uma determinada doença.