Testosterona x Calvicie

Testosterona x Calvicie

Os cabelos desempenham papéis essenciais, protegendo o couro cabeludo contra os extremos climáticos e moldando a identidade de cada pessoa. No entanto, a queda capilar torna-se uma fonte significativa de apreensão tanto para homens quanto para mulheres.

Testosterona e Calvície: Uma Relação Complexa

Um dos fatores que acelera a perda de cabelo em homens e mulheres é a reposição hormonal com testosterona. A calvície, também conhecida como alopecia androgenética, é uma preocupação séria entre os pacientes, sendo mais prevalente em homens devido à maior produção de testosterona. No entanto, as mulheres, mesmo produzindo esse hormônio em menor quantidade, não estão isentas desse problema.

Abordagem Genética e Hormonal

O Dr. Baltazar Sanabria destaca que, além da testosterona, fatores genéticos desempenham um papel crucial na perda de cabelo. “A genética é um dos principais contribuintes para a queda capilar, e não há uma idade certa para o início do problema. O uso de testosterona também é um fator potencial. Apesar da preocupação significativa, existem tratamentos eficazes que estão ajudando os pacientes a recuperar a autoestima”, completa o Dr. Baltazar.

Sinais e Tratamentos

Os sinais da calvície são mais evidentes nos homens, manifestando-se como “entradas” no topo da cabeça. Nas mulheres, os fios afinam na região da linha divisória do cabelo. Identificar uma queda excessiva de cabelo durante o pentear é crucial. Para casos de alopecia, tratamentos estão disponíveis para estimular o crescimento capilar. Em estágios mais avançados, métodos modernos de transplante capilar, como a Folicular Unit Extraction (FUE), oferecem resultados naturais.

Transplante Capilar na Clínica Sanabria

Na Clínica Sanabria, o transplante capilar, com ênfase na técnica FUE, permite resultados naturais. Unidades foliculares são extraídas de áreas doadoras do próprio paciente, sendo delicadamente inseridas na região afetada pela calvície. O procedimento é realizado com um microaparelho, minimizando cicatrizes aparentes. Embora seja uma intervenção detalhada, os pacientes recebem alta no mesmo dia.

Sobre o Dr. Baltazar Sanabria

  • Fellow em Cirurgia de Restauração Capilar: Dr. Alex Ginzburg’s Clinic in Raanana, Israel
  • Especialização em Doenças do Cabelo e Couro Cabeludo: Hospital Servidor Municipal de São Paulo
  • Residência Médica em Dermatologia: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Faculdade de Medicina: Universidade Federal da Grande Dourados
  • Professor Assistente no Ambulatório de Tricologia Residência Dermatologia UFMS
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Restauração Capilar

Related posts