Dia da gratidão

Por: Redação

O dia de se sentir mais grato que normalmente está aqui. Dia 6 de janeiro é a data para pensar a fundo no que temos, quem nos acompanha e como podemos apreciar as coisas boas que acontecem na nossa vida… Pesquisas apontam que agradecer às pessoas que amamos e que fazem parte da nossa vida e explicando o motivo, é uma das formas mais poderosas de incentivar a nossa felicidade. Nos testes, as pessoas escreveram uma carta de agradecimento a alguém e a entregaram. Todos os candidatos experimentaram um aumento imediato de sentimentos positivos, e ficaram mais felizes por aproximadamente um mês. Mas precisamos de uma explicação mais concreta, certo? Porque devemos ser tão gratos? Conversamos com 4 especialistas em desenvolvimento humano que falam da importância da gratidão a um nível mental.

Para Rafael Peixoto, tudo é sobre a conexão com a mente de uma forma mais profunda. O especialista é um credor da hipnoterapia, mas também da construção de um mindset positivo.

“Tudo o que realizamos tanto profissionalmente quanto pessoalmente é sobre o mindset que você põe naquilo, sobre a vontade. Seu subconsciente sabe que se você se empenhar o suficiente o resultado tem grandes chances de ser positivo. A gratidão atua como uma retribuição do trabalho que você colocou naquilo, então o ciclo se repete: Trabalho, resultado, gratidão, repete. Claro que nem sempre nossos projetos são realizados do jeito que gostaríamos, e é aí que entra o truque. Precisamos aprender que a gratidão não pode depender do sucesso, mas sim das tentativas.”

Rafa fala que é importante saber diferenciar esses momentos.

“Ser grato porque deu tudo certo é ótimo, mas seja grato também pelas oportunidades de tentar, de arriscar… dando resultado positivo ou não, só assim podemos praticar o autoconhecimento do que nos apetece e o que não.”

Já a especialista Ester Gomes crê que a gratidão é algo que vem do universo para o universo. Mas para funcionar de verdade, a pessoa precisa ter em mente sempre a lei do retorno. Se você joga coisas boas, ele te devolve coisas boas.

“É tudo uma questão de acreditar. Se você joga amor, ele te devolve em amor, então se você joga ódio … A gratidão é um dos sentimentos mais puros que existem, então se você presentear o universo com gratidão, ele te devolve em oportunidades, metas alcançadas, problemas vencidos.”

Com Flávia Knop, a gratidão é um grupo de fatores. Podemos sentir as coisas boas nas nossas vidas quando somos gratos.

“Ter gratidão pela dádiva de estar vivo mais um dia e poder recomeçar, pelo ar que respiramos, pelas pessoas boas que encontramos pelo caminho, por tudo o que já conquistamos e estamos prestes a conquistar é muito bom e poderoso. E hoje, no dia da gratidão, estamos aqui para agradecer a todos que fazem parte dessa incrível jornada que é viver.” – Finaliza.