Tatiana Araújo, empreendedora, cabeleireira, mãe e esposa

Conheça a história de sucesso da cabeleireira que criou sua própria rede de salões de beleza e hoje tem êxito nas redes sociais

Por: Redação

Há 20 anos Tatiana Araújo decidiu atender alguns clientes na varanda da sua casa, na Zona Norte do Rio. O atendimento informal ajudava a complementar sua renda enquanto ela se especializou em coloração na Academia Werner. O sucesso foi tanto que a agenda da especialista começou a ficar lotada. Era hora de arriscar e apostar em um salão próprio. Desbravadora, ela arriscou.

Visionária desde sempre, ela conseguiu abrir seu próprio negócio dois anos depois: o Tatiana Araújo Hair Concept, localizado no bairro de Del Castilho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Desde então, já são 20 anos de carreira, experiências e aprendizados. O salão fazia sucesso e Tatiana ficou conhecida na região como a “Rainha dos loiros”. Sua técnica de coloração agradava às mulheres e homens porque além de colorir, a profissional realizava tratamentos de terapia capilar, mantendo os fios perfeitos. Em 2017, abriu outra unidade no bairro de Jacarepaguá.

A rede de salões, que era própria, passou a ser uma franquia. E mesmo durante a pandemia viu seus negócios expandirem. Em julho, abriu mais uma unidade (franqueada) no bairro da Tijuca. O segredo de tanto sucesso? DETERMINAÇÃO!!!

 Em um bate papo com Tatiana Araújo desvendamos o segredo de tanto sucesso. Confiram a entrevista:

1.       O que representa para você a carreira de cabeleireira que você construiu?

R: “Cuidar de cabelos vai além de mudanças. Cuidar de cabelos é ajudar na autoconfiança de alguém, é ter clientes que se tornam amigas, é ver o sorriso de uma cliente e se alegrar junto. Durante esses anos, cada tom de cabelo, cada corte, cada momento que proporcionei as minhas clientes foi com amor”.

2.       Como você soube que era hora de empreender?

R: “Eu sempre soube o que eu queria mesmo que, depois, eu tenha mudado de ideia. Eu sempre fui uma pessoa de objetivos, de metas. Eu sou uma pessoa determinada que vai atrás do que quer e eu incentivo todos que estão ao meu redor a fazerem o mesmo. Não importa quantas vezes eu tenha que tentar ou quantos obstáculos eu tenha que vencer, eu sempre vou tentar de novo e de novo e de novo. Sempre vou em busca do que eu almejo porque é assim que eu sou”.

3.       Qual o segredo do seu sucesso?

R: “O sucesso é resultado de inúmeras quedas e derrotas, pode ver como oportunidade de aprendizado e crescimento. E a resiliência é resultado de aprendizagens de vida, o que torna possível qualquer um desenvolvê-la. Pessoas que se tornam resilientes possuem, ainda, a capacidade de acreditar em si mesmos e são mais confiantes para lidar com os desafios que surgem ao longo do caminho”.

4.       Como conseguir o loiro dos sonhos?

R: “Sempre digo que para atingir o loiro dos sonhos requer muito mais que o querer. É necessário preparo, tratamento, cuidado e aí alcançamos o objetivo esperado”.

5.       Mãe, mulher, esposa, empresária, sobra tempo no meio de tudo isso?

R: “Sim. Com certeza. A gente precisa entender que momentos de descanso são necessários e tirar um tempo para estar com aqueles que tanto amamos”.

6.       Por último, o que você queria complementar para quem te acompanha?

R: “Tenho tantas histórias pra contar para vocês! Tudo que tive que passar para chegar até aqui, juro daria um livro! Já andei muito de trem , já carreguei muita bolsa pesada, meus dedos já ficaram cheios de calos, já tive que plantar na porta de uma cliente que passei a madrugada fazendo o cabelo dela, depois ficou meses me devendo o cabelo, então fiquei horas na porta dela até me pagar. Já trabalhei de sapato rasgado para juntar o dinheiro para construir minha casa, já trabalhei de domingo a domingo sem poder ir à festas! Já tive uma equipe que me virou as costas montando um salão do meu lado, mesmo eu tendo ajudado a construir o nome delas!

Lute com determinação, abrace a vida com paixão, Talento é dom, é graça. E sucesso nada tem a ver com sorte, mas com determinação e trabalho! Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, e honestidade, a diferença entre o impossível e o possível está na determinação de uma pessoa. 

Aos 18 anos ninguém acreditava no meu potencial nem eu mesma. Mas Deus sempre acredita em nós então nesse momento tudo muda. Se eu cheguei aonde cheguei porque Deus me capacitou e eu acreditei que tudo seria possível ao que crer ,depois disso nunca mais deixei que alguém dissesse que eu não seria capaz! Em meio uma pandemia eu acreditei que nada poderia paralisar uma mente determinada e hoje estamos colhendo os frutos da nossa determinação! Então, entenda você nasceu para vencer”.