Atriz brasileira que conquistou o prêmio New Jersey Webfest volta aos palcos!

Ariane Rocha, que participou da novela “Amor sem Igual”, da Record, participará de musical

Por: Caroline Lyrio

Famosa por suas novelas mundo afora e por ser a única brasileira a concorrer ao prêmio internacional Miami Web Fest, a atriz Ariane Rocha irá retornar aos palcos no elenco do Musical Hair Spray, com a direção de Victor Maia, direção musical de Tony Lucchesi e produção do Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM). A atriz faz suspense sobre qual será o seu personagem! “Eu já havia trabalhado com o Diretor Tony Lucchesi no Musical Pequena Miss Sunshine e Fame, e com o Diretor Victor Maia em Fame, onde também fiz a  assistência de direção. Ao saber que eles estariam juntos na Montagem de Hair Spray, fui no CEFTEM fazer a audição e passei.”

A primeira versão brasileira do musical foi realizada no ano de 2009, dirigida por Miguel Falabella e com a participação de grandes personalidades como Edson Celulari, Danielle Winits e Arlete Salles no elenco. O musical se baseia no filme Hairspray de John Waters, música de Marc Shaiman e letra de Scott Wittman e Marc Shaiman.
Durante a quarentena, assim como toda a população mundial precisou se adaptar a um novo estilo de vida, seja trabalhando a distância, participando de festas virtuais ou até mesmo assistindo aulas online, com a atriz também não foi diferente. Ariane nos contou que os ensaios para o musical que irá estrear após a pandemia, estão sendo realizados virtualmente. Esse novo estilo de ensaio fez a atriz se adaptasse a um novo estilo de trabalho enquanto aguarda o momento certo para retomar os ensaios presenciais. “Está sendo maravilhoso pela oportunidade de poder fazer um trabalho minucioso de texto, estudo de cada unidade da peça e personagens, o que às vezes não se tem tempo hábil para fazer.”

Com mais de 20 anos de carreira, a atriz foi a única brasileira com indicação individual e a ser premiada como melhor atriz de comédia, no prêmio Miami Web Festival 2018, o maior festival internacional de web séries dos Estados Unidos. Além disso, Ariane também venceu outros oito prêmios internacionais, como o de melhor atriz coadjuvante em drama no New Jersey Webfest 2019. Suas últimas participações na TV foram em 2019, nas novelas “O Rico e o Lázaro” e “Amor sem Igual”, na Record.

A atriz também é uma das fundadoras do canal AtuRando no YouTube, lançado em 2013. O canal é uma sátira sobre bastidores da TV e do cinema, que cresceu e ficou conhecido ao longo dos anos, fazendo com que Ariane se tornasse uma produtora de webséries bem-sucedida e conquistasse alguns dos seus prêmios internacionais como o de melhor elenco e melhor roteiro de comédia.

Confira a entrevista exclusiva com a atriz:
1)      Como é voltar aos palcos com um musical de tanto sucesso, que já foi estrelado por personalidades tão importante como Arlete Salles?
“A expectativa para o meu retorno aos palcos é enorme. Hair Spray em sua primeira montagem no Brasil, dirigida por Miguel Falabella, foi uma temporada de muito sucesso e aceitação do público. Todas as sessões lotadas! E por ainda ser um tema muito atual como a segregação racial, Hair Spray ainda tem muito para dizer e impactar o público. Fazer pensar e ao mesmo tempo divertir. E esse retorno depois de ter sido estrelado por um grande elenco como Arlete Salles, é de uma responsabilidade enorme e ao mesmo tempo muito inspirador. Poder observar o outro faz parte do crescimento artístico.”

2)      Como está sendo para você realizar os ensaios virtualmente?
“Está sendo maravilhoso pela oportunidade de poder fazer um trabalho minucioso de texto, de estudo de cada unidade da peça, personagens, o que profissionalmente às vezes não se tem tempo hábil para fazer. Já assistimos também muitos filmes que retratam a mesma época, para termos um melhor entendimento do período,  o que gera debates positivos para a construção do espetáculo. Então todo esse processo tem sido maravilhoso e muito produtivo!”

3)      Você também pretende voltar para a TV e cinema, ou pretende focar somente no teatro?
“Sou uma atriz versátil, gosto de trabalhar com teatro e áudio visual. Participei, por exemplo, do primeiro capítulo da novela “Amor sem fim” e “Rico e Lázaro”, na Record. Tenho uma produtora, chamada “Aturando Produções” que produz séries para o YouTube e Festivais internacionais de webseries. A produtora atualmente possui 11 prêmios internacionais, dentre eles o de melhor atriz de comédia no Miami Webfest e melhor atriz coadjuvante de drama, em New Jersey. Em fevereiro desse ano eu estava em cartaz com o musical Fame no teatro Prudential. Gosto de atuar em todas as frentes.”

4)      Como você se sente sendo a primeira mulher brasileira a concorrer a categoria individual de melhor atriz de comédia no prêmio Miami Web Fest?
“Me sinto muito realizada e feliz,  principalmente pelo fato de me destacar no maior festival de webseries dos Estados Unidos, representando nós, mulheres atrizes brasileiras. Cultura bem diferente! Eu não esperava chamar a atenção dos jurados, fazendo um trabalho em uma língua que não é a deles. Foi incrível.”

5)      O que você espera dessa retomada aos palcos?
“Eu espero que essa retomada aos palcos seja breve, com uma plateia linda, temporada longa e que possa impactar positivamente as pessoas.”

6)      Sabemos que além de ser atriz, você também é bailarina. O quanto o balé te ajuda na carreira como atriz, principalmente em musicais como o Hair Spray?
“Ser bailarina ajuda muito em todas as construções de personagens. Pensar no corpo é fundamental para não ficar apenas na fala. Todo ator deveria ter um trabalho corporal. Lógico que ser bailarina ajuda muito em teatro musical, por exemplo, onde algumas montagens exigem que você realmente saiba dançar, como Hair Spray.”