Ferramentas práticas do Access Consciousness para trazer mais bem-estar e equilíbrio emocional para o dia a dia

Por Daniele Costa

Acredito que neste período em que estamos vivendo, nunca se ouviu falar tanto sobre cuidar da mente, cuidar do emocional para evitarmos a doença até mesmo abrir campo para o COVID19.

Adicionado a isso, fomos empurrados a uma mudança de rotina sem que tivéssemos tempo para nos planejar de como isso poderia acontecer de forma mais organizada, e, fomos fazendo isso conforme os dias iam passando e que fomos vendo que o home office estaria na nossa rotina sem tempo determinado. 

Com tanta mudança, veio à tona a necessidade de organizarmos a mente para que fora também fique organizado, sejam as relações familiares, profissionais ou a relação com a gente mesmo. 

E nessa busca pela organização mental, ferramentas alternativas que trazem equilíbrio e consciência emocional ganharam destaque.

O Access Consciousness é um conjunto de técnica e ferramentas holísticas criadas pelo norte americano Gary Douglas, há mais ou menos 30 anos, com o objetivo de trazer mais estado de presença, equilíbrio e consciência. E no Brasil, a técnica é recente, mas já possui muitos adeptos.

E pensando neste momento que estamos vivendo, compartilho ferramentas que podem ser utilizadas no dia a dia e que contribuem para organizar nosso emocional e nos trazer mais equilíbrio:

Iniciar o dia com o mantra: Tudo na vida vem a mim com facilidades, alegrias e glórias.

Quando fazemos esse mantra, é um pedido para que tudo no nosso dia venha com leveza, facilidade, independente das situações que se apresentem.

Podemos fazer este mantra assim que acordarmos ou em um momento em que possamos estar mais com a gente mesmo, como no banho, o importante é criar o ambiente para que se conecte com a energia do mantra. 

E podemos repeti-lo por 10x.

Importante também, iniciar o dia com um planejamento, uma organização diária, e a ferramenta do Access Consciousness indicada aqui é a pergunta “ O que posso acrescentar à minha rotina hoje que vai me trazer mais plenitude e realização?

Uma das premissas centrais do Access Consciousness é estar na pergunta, é ela que nos abre portas para que tenhamos consciência da gente, do que queremos, e do que está disponível de possibilidades. As perguntas empoderam e as respostas desempoderam.

Quando fazemos uma pergunta, conseguimos perceber quantas possibilidades estão disponíveis e as que vão contribuir verdadeiramente com a nossa vida, e, no caso da pergunta acima o que vai contribuir com o a nossa rotina, com o nosso dia, que nos levará à realização e plenitude. Quando estamos na resposta, estamos em um sistema programado e é como se não tivéssemos opções, ao fazer perguntas, diversas possibilidade se apresentam e nos cabe escolher aquelas que são mais congruentes com o que desejamos para a nossa vida.

E a outra ferramenta e que considero a mais importante para o momento, eu mesma utilizo todos os dias é a pergunta: a quem pertence isso?

Somos um grande “Bob Esponja” do Universo e durante o dia podemos apresentar vários estados emocionais que muitas vezes sofrem alterações por interferências de pessoas ou situações externas, e neste momento, mais do que antes, é importante estarmos conscientes às nossas emoções para evitarmos quaisquer situações mais desagradáveis ou pesadas ao longo do dia e que até mesmo podem impactar nossa saúde como um todo.

Por isso, a cada alteração de humor, pergunte-se:  A QUEM PERTENCE ISSO? A QUEM PERTENCE ESSE MEDO? A QUEM PERTENCE ESSA ANGÚSTIA? A QUEM PERTENCE ESSA ANSIDADE? A QUEM PERTENCE ESSE PENSAMENTO SENTIMENTO E EMOCÃO? 

A partir dessas perguntas, se abrem espaços de consciência a respeito de você e que podem te levar a escolhas diferentes e até mesmo como reagir com mais leveza a algumas situações que acontecem.

Bom além das dicas com ferramentas do Access Consciousness acima, indico também como Detox mental para mais equilíbrio no dia a dia:

  • Meditação – tem diversos aplicativos hoje em dia que ensinam a prática.
  • Evitar pessoas, pensamentos, sentimentos e emoções negativos, e, caso não possa evitar, lembre-se de usar a ferramenta do Access Consciousness: a quem pertence isso?
  • Limitar o uso de redes sociais e celular
  • Buscar conectar-se com a natureza, seja por meio de uma planta em casa, animais ou a luz solar durante o dia.
  • Ler livros e ouvir músicas que remetam coisas boas e tragam sensação de alegria e prazer.
  • E por último, beba bastante água, ela limpa, purifica e leva embora as toxinas acumuladas durante o dia.

A nossa mente é um grande HD e quanto mais arquivos leves e produtivos enviamos a ela, mais refletimos isso na nossa realidade e tudo funciona com muita fluidez. Porém se ao longo do dia, levamos apenas arquivos pesados, o que se refletirá é uma vida pesada e lenta, podendo ser interpretada aqui como procrastinadora.

Então, vamos fazer um limpa nesse HD mental, cuidar mais dele e trazer arquivos bons? Assim a vida poderá ser mais leve e divertida.