Cuidar de plantas é uma boa opção no período de quarentena

Paisagista explica como essa prática é benéfica para a mente

Por Evelyn Guimarães

Estamos passando por um período muito difícil e a melhor opção para se manter livre do coronavírus é ficando em casa, porém, sabemos o quanto é difícil fazer a hora passar, principalmente quem está acostumado a sair para trabalhar e agora precisa ficar em casa. Diversos serviços de streaming, cursos, jornais, entre outros estão liberando os seus conteúdos para não assinantes.

Uma outra atividade que pode ser muito positiva é cuidar das plantas, pesquisas revelam que essa prática é algo saudável, melhora o humor e ajuda a evitar a depressão.

As plantas ajudam no processo terapêutico, além de harmonizar a casa, trazendo equilíbrio, ajudam a desenvolver os sentidos e proporcionam bem-estar físico e mental. Para cuidar das plantas em casa a paisagista Rayra Lira, da JLira Green Life, explica os benefícios e como cuida-las.

“Os benefícios para a saúde são muitos como, por exemplo: melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental. As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e seu cheiro pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia; prevenção de irritações nos olhos,  problemas respiratórios e  dores de cabeça; absorvição de gases tóxicos do ambiente e auxiliar no controle da umidade,” diz a paisagista.

Olhar com mais carinho para as plantas; Criar um jardim na sua casa; Deixar as flores escolherem você; Se você vivi em apartamento crie um mini jardim em sua varanda; Relaxar, Respirar o aroma das plantas a sua volta; Conectar com a natureza; Meditar; Plantar uma árvore, fazer uma horta; Observar melhor o mundo a sua volta; Criar um jardim, cuidar dele, isso ajudará no combate a depressão.

Para cultivar dentro de casa as plantas indicadas são: Antúrio, Lírio da Paz, Lavanda, Bromélia Gusmania e Begônia. Plantas para cuidar no sol são: Mini Margaridinha, Ixória, Cana do Brejo, Jasmim Manga, Heliconia Rostrata, Bougainville. Para quem desejar ter plantas na sombra, recomenda-se as Beijinho de Jardim, Lírio da Paz, Violeta, Flor de Maio, Orquídea Borboleta e Peperomia Carperata.

Para que as flores tenham vida longa dentro de casa, Rayra destaca, “o  principal cuidado para durar as flores é quanto a água. A dica primordial é nunca molhar as flores porque apodrece com mais facilidade, sempre quando for molhar, focar na terra e deixa escorrer sem o pratinho para evitar que fique água acumulada. Porque se você deixar a água no prato a planta continua bebendo água constantemente”. É importante também regar na hora certa e os horários indicados são na parte da manhã entre 8h e 9h e na parte da tarde entre 17h e 18h.

“Observe sempre a sua plantinha, tire até fotos para ter uma noção do crescimento dela. Um bom indicador é observar as raízes saltando para fora da terra, outro indicador é observar se há rachaduras ou estofamento do vaso isso indica que ela precisa de espaço”, complementa Rayra Lira.

Rayra Lira

Siga a Revista Procura
nas redes sociais

Posts Relacionados